Já falamos aqui no blog sobre a hidroquinona, um dos despigmentantes mais usados para clarear as famosas manchas na pele. Acontece que a hidroquinona é um ingrediente traiçoeiro especialmente no verão. Isso porque quando a pele com hidroquinona é exposta ao sol ela pode desenvolver manchas ao invés de clarear. É por isso que todo mundo que usa produtos com hidroquinona (que em geral são medicamentos que precisam de receita médica, já que são mais eficientes em concentrações que fogem das linhas de cosméticos) deve lavar bem o rosto pela manhã, aplicar um protetor solar eficiente e mesmo assim evitar o máximo se expor ao sol. Então, especialmente no verão, é interessante procurar uma alternativa à hidroquinona e é aqui que entra o ingrediente que falo hoje aqui no blog: o Ácido Kójico. O Ácido Kójico é uma substância produzida por um cogumelo japonês chamado Koji, que é usado também na fermentação do arroz para produção de saque (deglícia!) A vantagem do ácido kójico é que ele não é fotossensível, ou seja, não mancha se a pele é eventualmente exposta ao sol. Por isso pode ser usado inclusive durante o dia. Além do seu efeito despigmentante o ácido kójico também atua como antiséptico impedindo a proliferação de fungos e bactérias na pele. Ele também tem ação anti-oxidante ajudando na prevenção do envelhecimento cutâneo e pode ser usado em formulações junto com ácido glicólico, vitamina C, entre outros ativos. A principal desvantagens é que ele é considerado menos potente do que a hidroquinona como clareador, e por isso os resultados costumam levar mais tempo para aparecer. Mas é como diz o ditado: devagar e sempre! Abaixo alguns produtinhos cosméticos bacanas que contém Ácido Kójico como principal princípio ativo.

Produtinhos para tratar as manchas também no verão.

Produtinhos para tratar as manchas também no verão.

Quer aprender tudo sobre como evitar e tratar manchas na pele? Compre o livro do Bulle de Beauté sobre o assunto. Para saber mais basta CLICAR AQUI

 

 

Mais sobre manchas em Belas mamães (como tratar os prejuízos estéticos da gravidez): parte 2 – Melasma e nas Rotinas de Cuidado para quem tem a pele pigmentada.

 

Leave a reply

 

Your email address will not be published.