Skip to content

Acido azeláico: contra acne, rosácea e até queda de cabelo.

Entre os ingredientes relativamente novos que podem ser usados diretamente na pele um dos mais interessantes é o ácido azeláico. Encontrado no trigo, na cevada ou no centei, o ácido azeláico é produzido através da fermentação desses cerais por uma espécie de fungo. Até parece cerveja ;-)

Assim como a penicilina, essa substância produzida pelos fungos tem poder bactericida reduzindo o crescimento das bactérias no folículo piloso. Além do poder bactericida o ácido azeláico também combate os radicais livres prevenindo o envelhecimento da pele, reduz a inflamação, tem poder de clarear manchas. Especula-se ainda que o ácido azeláico poderia atuar como inibidor da enzima 5 alfa reductase, ou que trazindo quer dizer que do ponto de vista estético a substância também poderia tratar a queda de cabelo. Trata-se de um verdadeiro mil e uma utilidades!

da cevada, centeio e trigo para a sua beleza!

Ácido Azeláico: da cevada, centeio e trigo para a sua beleza!

Apesar de o ingrediente estar presente em cosméticos de venda livre em diversos países como nos EUA (o que pode ser comprovado pelos produtos disponíveis na Amazon), no Brasil ele foi proibido para uso em cosméticos desde  2005 (já que umam parcela do ingrediente pode ser absorvido sistêmicamente pelo corpo), podendo ser comercializado apenas como medicamento. Hoje por aqui o medicamento que contém ácido azeláico recebe o nome de Azelan e deve ser prescito por médico.

O ácido azeláico é um ingrediente interessante para tratar a acne leve e moderada em pessoas que tem tendência a formação de vasinhos vermelhos (chamados de talagectasias pelos médicos). Isso porque a outra opção mais usada no tratamento tópico da acne, o ácido retinóico pode piorar os vasinhos (já que esse ingrediente induz a proliferação dos vasos). O produto também é interessante para as pessoas que sentem muita irritação com o uso de outras substâncias como o peróxido de benzoila ou o próprio ácido retinóico, já que o azeláico costuma trazer menos efeitos irriativos.

Outra vantagem é que por ser menos fotosensibilizante do que o ácido retinóico o azeláico pode ser usado durante o dia, inclusive no verão, desde que se faça uma proteção solar adequada.

O medicamento foi testado com sucesso por dermatologistas brasileiros, o que pode ser verificado em um estudo com 99 pacientes publicado em 1995, no qual 73% dos pacientes considerou o resultado do tratamento como bom ou excelente após 6 meses de tratamento (aqui é legal lembrar que como qualquer tratamento contra acne ou rosácea é preciso ter paciência já que os resultados não aparecem do dia para a noite).

O ácido azeláico vem sendo usado também no tratamento contra Rosácea e o resultado também têm sido positivos devido ao potencial anti-inflamatório do ingrediente. Um estudo alemão publicado em outubro do ano passado demonstra esse sucesso assim como já vinha sendo demonstrado em outros estudos mais antigos.

Uma aplicação mais recente do ácido azeláico é a sua atuação contra a queda de cabelo. Ainda foram feitos poucos estudos a respeito dessa ação do ingrediente, mas os estudos publicados como o realizado em 2005 pelo grupo de dermatologia da Universidade da Turquia revela que a terapia da calvice com ácido azeláico pode ser promissora.

Então vale a pena ficar de olho no ingrediente e conversar com o seu médico a respeito se você possui uma dessas doenças e não anda satisfeito com os resultados que está tendo. Só não vale ir na farmácia comprar e sair passando no rosto. Não é por acaso que o ácido azeláico é um medicamento, ele pode sim provocar reações irritavivas na pele além de outros efeitos adversos, então é sempre mais prudente ter certeza de que esse produto é indicado para o seu caso né?

Mais sobre acne no Bulle de Beauté

Em busca do papel anti-brilho perfeito

A gente precisa de lenço anti-brilho?

Isotretinoína: como funciona o Roacutan o medicamento que revolucionou o tratamento da acne.

Porque temos pele de morango quando queríamos ter pele de pêssego, ou, o que fazer para fechar os poros?
A Rosa brigou com o cravo: mega post de segunda-feira com tudo o que pode ser feito para detonar os pontos pretos!
Como espremer uma espinha?
Acne combina com maquiagem?
Isolaz: o futuro da limpeza de pele
Clearlight, como é o novo tratamento contra acne?
Cremes e loções contra a acne

Share Our Posts

Share this post through social bookmarks.

  • Delicious
  • Digg
  • Newsvine
  • RSS
  • StumbleUpon
  • Technorati

Comments

Tell us what do you think.

There are no comments on this entry.

Trackbacks

Websites mentioned my entry.

There are no trackbacks on this entry

Add a Comment

Fill in the form and submit.