Skip to content

Vale a pena usar produtos com DMAE na pele?

A maioria das leitoras do blog já deve ter ouvido falar nele já que o DMAE (sigla para uma substância química de nome complicado o dimetilaminoetanol) é um dos ingredientes mais utilizados nos cosméticos anti-envelhecimento.A substância está presente em pequena quantidade no corpo humano (fígado, cérebro e coração) e na natureza também pode ser encontrada principalmente em peixes como a sardinha, o salmão e a anchova.

O uso do DMAE na medicina é relativamente antigo, mas até pouco tempo atrás ele era restrito à neurologia (para tratar de hiperatividade, disturbios motores e depressão). Isso porque o DMAE estimula a produção de colina, otimizando a produção de acetilcolina, um neurotransmissor muito importante. Já expliquei em detalhes o funcionamento da acetilcolina aqui no post sobre Botox.

O DMAE é um dos ingredientes mais encontrados nos cremes anti-envelhecimento, mas a sua eficácia ainda é pouco estudada pela ciência.

O DMAE é um dos ingredientes mais encontrados nos cremes anti-envelhecimento, mas a sua eficácia ainda é pouco estudada pela ciência.

O uso na dermatologia é relativamente recente. Ele foi iniciado pelo Dr. Perricone um dos dermatologistas mais conhecidos do mundo e famoso por atender estrelas hollywoodianas como Jennifer Lopes e Julia Roberts.

O mecanismo de ação do DMAE na pele ainda não está totalmente esclarecido (apesar do uso intenso do ingrediente nos cosméticos a quantidade de estudos sobre o seu efeito na pele ainda é bem pequena e os resultados das pesquisas tem sido algumas vezes contraditórios). Acredita-se também que além de estimular a produção de acetilcolina o DMAE também atuaria como estabilizador da membrana plasmática, evitando a morte precoce das células. Mas isso ainda é uma conjectura não um fato.

Muitas vezes as pessoas e a mídia chamam o DMAE de Botox em creme. Nada poderia estar mais errado, já que o mecanismo de ação dos dois ingredientes é oposto. Enquanto o Botox bloqueia a captação de acetilcolina e paralisa a musculatura, o DMAE faz liberar mais dessa substancia. É por esse motivo que a indicação dos dois produtos é diferente: enquanto o Botox é recomendado para suavizar as rugas e as linhas de expressão, a ação do DMAE é contra a flacidez da pele, outro efeito importante do envelhecimento. Então é importante que fique claro que o DMAE não irá fazer sumir os pés de galinha nem as rugas da testa, então não adianta concentrar a aplicação do produto nessas regiões e sim onde a pele está flácida.

O DMAE na pele apresenta dois efeitos. O primeiro é imediato, conhecido como efeito Cinderela. Logo após a aplicação a pessoa sente a pele tensionada, mais firme e esticada. Com o uso continuado da substância acredita-se que ocorra uma melhora na flacidez especialmente nas regiões das sobrancelhas, dos olhos e das pálpebras. Esse benefício a longo prazo ainda não está bem fundamentado nas pesquisas pois como já disse existe pouco estudo sobre o assunto. Não está claro ainda se o efeito de longo prazo do DMAE estaria no fortalecimento da musculatura ou no acréscimo da produção de colágeno, substância que ajuda a dar sustentação para a pele.

O efeito imediato do DMAE você pode sentir na hora, já o de longo pazo ainda é controverso.

O efeito imediato do DMAE você pode sentir na hora, já o de longo pazo ainda é controverso.

Um estudo recente, porém realizado pela equipe de cirurgia plástica da Unifesp de São Paulo em 2007 conclui que o DMAE pode ter um efeito nocivo na pele. Os pesquisadores pegaram amostras de pele obtidas após cirurgias plásticas e cultivaram os fibroblastos (as células que produzem colágeno) em quantidades crescentes de DMAE. O que os pesquisadores observaram, ao contrário do que se poderia imaginar, foi que quanto maior a concentração de DMAE aplicada, menor era a reprodução dos fibroblastos e aumento da sua morte precoce.

Além do uso em cremes o DMAE também pode ser aplicado da forma injetável, de acordo com o site naturale da clinica do Dr. Miguel Francischelli Neto, o DMAE pode ser aplicado localmente para enrigecer a pele. Em média são realizadas 10 aplicações, em intervalos de 1 semana, de 4 ml de DMAE na derme. Pode ser aplicado no contorno mandibular e na região cervical.

Se o uso do DMAE em cremes ainda não está totalmente fundamentada o que torna ainda mais incerto o seu uso injetável, na alimentação o consumo do produto não tem contra-indicação e é por esse motivo o meu preferido.

O Dr. Perricone propõe uma dieta de 3 dias que, segundo o badalado médico, pode proporcionar um lifting natural na pele. Como além de tudo me parece deliciosa decidi compartilhar com vocês:

Lista de compras

- Salmão fresco

- Peito de peru
- Frango em pedaços
- Atum enlatado (opção para o almoço)
- Ovos
- Aspargos, brócolis e espinafre
- Alface americana ou qualquer outra folha da cor verde escuro
- Berries: amora, framboesa, morango ou mirtilo
- Melão cantalupe
- Maçã
- Pêra
- Kiwi
- Limão
- Aveia (não instantânea)
- Iogurte
- Avelãs, nozes ou amêndoas
- Azeite de Oliva
- Água mineral

A DIETA
Ao despertar
- 1 ½ a 2 copos de água mineral

Café da manhã
- Omelete com 3 ovos e/ou 110-170 gramas de salmão grelhado. Não é recomendado salmão defumado na dieta de três dias por causa da quantidade de sal.

- ½ xícara de aveia cozida (não instantânea). Opcional para pessoas que querem mais fibra. A aveia cozida é uma fonte rica em fibras e é um carboidratos de baixo índice glicêmico.

- 1 fatia de 7,5 cm de melão cantalupo ou 1/3 xícara de berries (amora, framboesa, morango ou mirtilo). O melão cantalupo ajuda a hidratar a pele e contém antioxidantes importantes. Os berries são ricos em antioxidantes.

- 1 ½ a 2 copos de água mineral (no mínimo ou mais, se desejar). Não ingerir suco, café ou torradas! Se você está acostumado a ingerir grandes quantidades de café, substitua por chá preto ou verde para seu corpo não sinta tanto a falta de cafeína.

Almoço

- 110-170 gramas de salmão grelhado. Opção: Você pode preparar salmão ou atum enlatado e mistura-lo com um pouquinho de maionese e limão espremido na hora.

- 2 xícaras de alface americana ou qualquer outra folha da cor verde escuro. Tempero: Tempere a gosto com azeite de oliva extravirgem e limão espremido na hora.

- 1 kiwi ou uma fatia de 7,5 cm de melão cantalupo ou berries como descrito acima (amora, framboesa, morango, ou mirtilo)

- 1 ½ a 2 copos de água mineral (no mínimo ou mais, se desejar)

Lanche da Tarde

- 1 maçã

- 60 gramas de peito de peru 170 gramas de iogurte

- 9-12 avelãs, nozes ou amêndoas. Ótima fonte de ácidos graxos essenciais e ácido fólico.

- 1 ½ a 2 copos de água mineral (no mínimo ou mais, se desejar)

Jantar

- 120 a 180 gramas de salmão grelhado

- 2 xícaras de alface americana ou qualquer outra folha da cor verde escuro. Tempero: Tempere a gosto com azeite de oliva extravirgem e limão espremido na hora.

- ½ xícara de vegetais cozidos no vapor e temperados com um pouco de azeite de oliva. Preferencialmente aspargos, brócolis, espinafre, etc. Não ingerir raízes ou tubérculos tais como batata, cenoura ou beterraba.

- 1 fatia de 7,5 cm de melão cantalupo e ¼ xícara de berries (amora, fambroesa, morango ou mirtilo)

- 1 ½ a 2 copos de água mineral (no mínimo ou mais, se desejar)

Lanche antes de deitar

- 1 pera ou maçã

- 60 gramas de frango em pedaços ou peito de peru ou 170 gramas de iogurte

- 8-12 avelãs, nozez ou amêndoas. Ótima fonte de ácidos graxo essenciais e ácido fólico.

- 1 ½ a 2 copos de água mineral (no mínimo ou mais, se desejar, mas lembre-se de que está perto da hora de ir dormir)

• Beba pelo menos 9 copos de água por dia. Sinta-se à vontade para colocar um pouco de limão espremido na água caso deseje.

• Sempre coma a proteína primeiro.

• Para otimizar o resultado, não substitua nenhum alimento desta lista.

Para quem quiser saber mais sobre os conselhos que o Dr. Perricone dá para as estrelas de cinema pode acessar o link ali de cima ou comprar o livro Guia Perricone para ter a pele mais jovem  a venda por R$ 69,90 no submarino.

Clique aqui para ler tudo o que eu já escrevi sobre rugas e sobre flacidez da pele.

Estudos sobre DMAE como cosméticos publicados nas revistas científicas:

O efeito anti-rugas do uso tópico concentrado de DMAE evolve a citopatologia vacuolar

O uso do DMAE na dermatologia cosmética

DMAE afeta a viabilidade dos fibroblastos humanos

Estudo da face sobre o efeito cutâneo do DMAE em gel

Share Our Posts

Share this post through social bookmarks.

  • Delicious
  • Digg
  • Newsvine
  • RSS
  • StumbleUpon
  • Technorati

Comments

Tell us what do you think.

There are no comments on this entry.

Trackbacks

Websites mentioned my entry.

There are no trackbacks on this entry

Add a Comment

Fill in the form and submit.