bolinhas nos braços

Um dos problemas de pele mais comuns (quase metade das pessoas vai ter alguma vez na vida) é conhecida entre os médicos como queratose pilar. Elas nada mais são do que aquelas bolinhas, parecendo espinhas pequenas, que aparecem principalmente nos braços, nas pernas, no bumbum e mais raramente no rosto. Muitas vezes pode ser confundida com acne ou com foliculite até porque a idade de início mais comum é na adolescências.

Para explicar o que são essas bolinhas nos braços,  quais as causas e principalmente qual o passo a passo para tratar o problema eu criei esse video novo no meu canal do Youtube (aproveitem para assinar o canal quem ainda não fez!!)

Diferentemente da acne a queratose pilar é um problema dos folículos pilosos, ou seja, nos pêlos, e não nas glândulas sebáceas. E tem origem genética, então se os seus pais tiveram o problema a chance de você ter também é alta.

É uma condição de pele benigna, mas que tras logicamente problemas estéticos. Muita gente já me perguntou sobre ela nos comentários, inclusive. Não é contagiosa mas é crônica, em algumas pessoas pode curar espontaneamente e outras podem ter o problema por toda a vida. O ressecamento da pele piora o problema que tende  ser mais comum no inverno do que no verão. Na maioria das pessoas a queratose pilar vai e volta, de tempos em tempos. Eu tive bastante durante a minha gravidez, depois passou e até agora não voltou toc, toc, toc.

Não se sabe o que exatamente causa a queratose pilar, mais trata-se de uma produção excessiva de queratina na pele. O que leva a essa produção excessiva pode ser uma reação parecida com a alergia, e por isso, as pessoas que tem doenças alérgicas como asma, rinite, etc tem mais chance de apresentar o problema. As pesquisas até agora não estabelecem relação entre a dieta e o aparecimento de queratose pilar.

A queratose pilar não tem cura. Isso significa que não existe um remédio que possa ser tomado e que vai mandar embora o problema para sempre. Mas não se desespere, há sim tratamento que pode fazer com que a sua pele fique lisinha, lisinha.

Os casos mais leves de queratose pilar podem ser melhorados simplesmente com uma esfoliação leve (leve eim, não é pra tentar tirar as bolinhas à força!), seguido da aplicação de um sabonete para pele seca como o Cetaphil ou mesmo o Dove.

Para os casos mais complicados pode ser adicionar tratamentos a base de ácido láctico, ácido glicólico, uréia, e ácido retinóico (que como medicamento deve ser prescrito por médico).

Uma rotina básica para casos considerados moderados seria o seguinte:

1. Lavar a área com um sabonete para pele seca.

2. De manhã aplicar uma loção a base de ácido lático e uréia como o Eucerin com uréia a 10% e ácido láctico.

3. De noite aplicar um creme a base de ácido retinóico ou adapaleno.

4. Fazer uma microdermoabrasão (ou peeling de cristal), ou peeling de ácido glicólico uma vez por mês com seu médico.

Arsenal básico contra queratose pilar

Arsenal básico contra queratose pilar

Esse tratamento costuma resolver a pele da grande maioria das pessoas com queratose pilar.

Terapias com luz, isotretinoína oral, e tratamentos com imunomoduladores são reservados aos raros casos de maior gravidade. Se a pele ficou escura depois de muito coçar as bolinhas os ingredientes despigmentantes ajudam a minimizar as manchas.

Mais no bulle

Como esfoliar corretamente a pele

 

Beleza Passo a Passo
Gostou do conteúdo? Assine agora para receber GRÁTIS um programa exclusivo de 5 dias para uma pele mais bonita e saudável + a lista com os 5 produtos de beleza essencias, que eu uso (e que custam menos do que R$ 60,00) !

optin novo

 

11 Comments

 

  1. 1 de maio de 2014  9:49 am by Laura Stefany Santos

    Ola, eu tenho 14 anos de idade e estou justamente com bolinhas vermelhas nas coxas que já vai fazer um mês,estou muito preocupada por não poder usas minhas tão queridas roupas curtas,por favor mim ajuda bjs.

  2. 13 de maio de 2014  12:50 pm by aiesca

    eu to com umas bolinhas na minha barriga e eu estou gravida e coça muito isso pode ser estrias que querm dar também

  3. 30 de maio de 2014  7:25 pm by Renata Fozzatti

    Olá, tenho 29 anos, e desde os 15 tenho o problema grave das bolinhas nas pernas. Por favor me ajudem.

  4. 17 de setembro de 2014  2:19 pm by Igor

    Olá, tenho 16 anos e pelo o que eu sei tenho esses carocinhos nos braços desde os 2 anos de idade mais ou menos, minha mãe nunca me levou no médico, mas já usei os sabonetes para pele ressecada como o Dove, a partir dos meus 10 anos mais ou menos começaram a aparecer nas pernas e no bumbum, o sabonete não funcionou bem um pouco, eu deveria recorrer aos tratamentos de peeling ou tratamento com ácido? Ir ao dermatologista é caro e fica meio difícil de eu conseguir o dinheiro, qual seria o tratamento mais barato? Obrigado desde já. Igor

  5. Pingback : Bolinhas nos braços (queratose pilar) em video! - Bulle de Beauté por Dra Renata Velloso | Bulle de Beauté por Dra Renata Velloso

  6. 9 de outubro de 2014  7:01 pm by Anne

    Dra Renata já ouviu falar em DERMAdoctor KP Duty dermatologist body scrub with chemical + physical exfoliation? Existem vários depoimentos de pessoas norte americanas que usaram e deu certo, algumas pessoas citam que usaram apenas o creme, ou seja, nem precisou usar o exfoliante. Esse produto só tem nos EUA. No meu caso posso comprar pelo Amazon.com ou pedir para um amigo que mora lá enviar para o Brasil. Achei bastante interessante, espero ter um bom resultado com essa novidade pois desejo uma pele lisinha pra todos nós!

  7. 16 de outubro de 2014  12:51 pm by Renata Velloso

    Olá Anne,

    Não conhecia, mas pesquisei e é um bom produto sim. Contém substâncias esfoliantes (como ácido glicólico e láctico) e hidratantes. Acho que é uma boa opção para queratose.

    Beijos e obrigada pela contribuição,
    Renata

  8. 21 de outubro de 2014  10:21 am by Janaina

    Olá dra Renata. Adorei as informações sobre querotose. Gostaria de saber se o Adapaleno é de 1% e quantas mg?

  9. 21 de novembro de 2014  4:56 pm by priscila braz

    eu tenho a pele muito seca com manchas nas pernas e braços e tbm tenho essas bolinhas e coça muito ja fui em Enumeros dermatologistas e ja fui diagnosticada por epsoríase , dermatite atópica ,foliculite , mas ngm descobre ao certo o que é to achando que é isso que eu tenho queratose , é muito ruim coça muito mancha e da feridinhas eu nunca consigo melhorar obg pelas dicas vou conversar com minha atual dermatologista para ver se pode ser queratose

  10. 25 de novembro de 2014  3:50 pm by Renata Velloso

    Isso mesmo Priscila, pode ser queratose, o legal é você consultar um médico para ter certeza.

    Um abraço
    Renata

  11. 7 de dezembro de 2014  3:16 pm by sara da cruz

    ola,tenho 11 anos e deis dos 8 anos mais ou menos tenho essa bolinhas no braço elas n coçam mais estao se espalhando para o ombro e para a perna,ninguem da minha familia tem essas bolinhas mais eu tenho arlegia a varias coisas .oq posso fazer?

Leave a reply

 

Your email address will not be published.