Claro que não precisa nem falar que você já deve ter lido e ouvido milhares de vezes se você tem problemas com elas: não cutuque as espinhas, menina (ou menino)! É o certo mesmo, não custa nada reforçar. Mas tem horas que a gente não resiste. Como sair de casa num dia importante, seja para o trabalho, para a faculdade ou para uma festa (pior ainda!) com aquela pontinha amarela no rosto? Não dá né! Pois é, eu concordo!

Então eu estou lendo o livro muito interessante chamado A Pele Saudável , escrito pela Dra. Leslie Baumann e traduzido para o português pela Dra. Erica Monteiro da Unifesp, e lá ela ensina a espremer a espinha do melhor jeito. Então se você for fazer, faça do jeito certo ok? Aí você evita de causar danos maiores à sua pele.

O que você vai precisar:

Água e sabonete,
Álcool,
Cotonete,
Fósforo e agulha,
Conta gotas de vidro para remédios esterilizado ou bolas de algodão.

Kit básico para cirurgias de extração de espinhas inconvenientes.

Kit básico para cirurgias de extração de espinhas inconvenientes.

Primeiro de tudo é preciso reconhecer se a espinha está pronta. A espinha está pronta se o pus está acumulado na sua superfície, ou seja, a cabeça está amarela. Se não estiver assim, passe um corretivo secativo e siga a vida, caso contrário você só vai aumentar o inchaço e a vernelhidão, a espinha não vai sair e ainda corre o risco de formar um cisto.

Se ela estiver pronta arregace as mangas e mãos a obra:

Primeiro a regra básica para qualquer cirurgia: lave bem as mãos e a área onde está a espinha, até que fique tudo bem limpo.
Passe a agulha no fogo para esterilizá-la e em seguida limpe a ponta preta com o algodão embebido no álcool.
Pegue a agulha e delicadamente fure a cabeça amarela da espinha com a agulha, um furo só basta (se não resolver é que a espinha não está pronta, então não mexa, lave de novo aplique um secativo e espere pelo menos 6 horas para tentar de novo).
Agora você pode fazer uma suave pressão com a bola de algodão nas laterais da espinha ou colocar sobre ela o conta gotas esterilizado também pressionando levemente, até que todo o pus seja retirado.

Quando terminar limpe a área com o algodão limpo e aplique um produto anti-séptico ou um pequeno curativo alcoólico contendo cicatrizante (a base de peróxido de benzoila ou ácido salicílico). Deixe secar sem bandagem ou cobertura. Depois de seco você pode cobrir a área com um corretivo especial para pele com acne (aqui nesse post tem uma série de dicas para maquiar a pele com acne).

Mais sobre acne:

Isolaz: o futudo da limpeza de pele?

Ácido retinóico: a vitamina que faz maravilhas para a pele.

Clear light: como funciona o novo tratamento contra acne.

Cremes e loções contra acne

 

1 Comment

 

  1. Pingback : Bulle de Beauté por Dra Renata Velloso » Os segredos de beleza revelados pela ciência » Limpeza de pele é um procedimento necessário?

Leave a reply

 

Your email address will not be published.