vasinhos no rosto

 

Sabe como é a vida né? A gente resolve um problema e já começa a procurar outro. E como a minha pele anda “boazinha”, ou seja, com a oleosidade bem controlada comecei a reparar nuns vasinhos vermelhos que eu tenho em volta do nariz e no queixo. Não é nada assim muito grave (até porque nem bem tinha reparado antes), mas se aumentar pode ser que incomode.

Depois de reparar na gente, o segundo passo é sair buscando o defeito nos outros para não se sentir sozinha! rsrsrs E assim andei reparando que bastante gente (principalmente quem é mais branquinha como eu) tem esse problema de vasinhos.

Depois de descobrir o problema e ver que ele é comum o próximo passo é ir buscar soluções! Afinal ficar chorando as pitangas é que não resolve nada. Então se você também tem esses tipo de problema, vem comigo!

Os vasinhos, chamados tecnicamente de telangectasias, no rosto são diferentes dos vasinhos das pernas (onde são mais comuns). Nas pernas os vasos, ou varizes, aparecem porque o sangue fica parado e não consegue vencer a gravidade. No rosto os vasos aparentes são na verdade comunicações entre sangue arterial e o sangue venoso (com e sem oxigênio respectivamente, para quem não lembra das aulas de biologia).

Eles são em geral bem superficiais, pioram com a exposição ao Sol (mais um motivo para usar protetor e evitar a exposição) e também com o uso de medicamentos tópicos principalmente os a base de ácido retinóico e corticóides. É por isso que quem tem tendência a vasinhos no rosto deve evitar ao máximo o ácido retinóico para não causar um problema tentando curar outro. Quem fez cirurgia plástica na face também tem mais risco de desenvolver os tais vasinhos.

No rosto os locais mais atingidos são em volta dos olhos, nas bordas do nariz (eu!) e na bochecha (esses muito sensíveis ao ácido retinóico), no queixo (eu de novo!) e nas mandíbulas. Resumindo, podem aparecer quase em qualquer lugar do rosto.

Existem basicamente 3 tipos de tratamentos estéticos para os vasinhos (além de camuflar com corretivo): cauterização, escleroterapia (as famosas “aplicações” que são feitas também nas pernas) e laser – que pode ser o diodo ou luz intensa pulsada.

O que vai determinar o melhor tratamento é o local dos vasinhos, a quantidade e pronfundidade dos mesmos. Dependo da profundidade é feita anestesia tópica com pomada ou pode ser necessária anestesia local.

Um artigo da sociedade brasileira de medicina estética (clique aqui para ler o artigo completo com fotos ante e depois dos tratamentos) diz que os lasers vasculares modernos têm uma ótima aplicação nas telangiectasias da face. Apesar de serem a melhor opção atual, isto não significa que não tenham complicações nem que isoladamente resolvam todos os casos. Os bisturis de eletrocoagulação e de radiofreqüência são bem indicados em toda zona T da face (mento, lábios, nariz, testa) por ser uma área com alto poder de cicatrização. Áreas com maior risco de hipercromia como a região malar (bochechas), a região temporal e muito em especial, a região mandibular, necessitam sessões mais brandas e algumas vezes condicionamento prévio da pele. A escleroterapia é um método seguro para a região malar, mandibular e temporal. No entanto, é a que exige maior habilidade com a técnica.

Todos os tipos de tratamento podem causar manchas escuras na pele. Então para quem é suscetível em geral indica-se preparar a pele com ácidos a base de hidroquinona para evitar trocar um vasinho por uma mancha. De qualquer forma denpendendo do local e da profundidade do vaso as manchas escuras podem ser inevitáveis mas na maioria das vezes o problema é passageiro. Claro que você já sabe que tem que caprichar no filtro solar também para evitar essas manchas né?

Leia mais sobre o assunto aqui no bulle:

Belas mamães (como tratar os prejuízos estéticos causados pela gravidez): parte 3 – Varizes

Pele vermelha? Mega post com muitas informações sobre Rosácea.

Porque temos pele de morango quando queríamos ter pele de pêssego, ou, o que fazer para fechar os poros?

Ácido Retinóico: a vitamina que faz maravilhas para a pele.

Beleza Passo a Passo
Gostou do conteúdo? Assine agora para receber GRÁTIS um programa exclusivo de 5 dias para uma pele mais bonita e saudável + a lista com os 5 produtos de beleza essencias, que eu uso (e que custam menos do que R$ 60,00) !

A picture of a young woman resting her head on towels over white background

 

Leave a reply

 

Your email address will not be published.