feridinhas nos lábios

Um dos problemas de pele mais comuns no mundo são as famosas feridinhas nos lábios, que aparecem nos cantos da boca. Essas vesículas são na verdade, como bastante gente (mas nem todo mundo) já sabe são causadas por um vírus, o herpes virús tipo 2 (o herpes tipo 2 também pode causar herpes lábial mas ele costuma atacar mais a região genital).

Como saber se você tem herpes?

O local preferido de aparecimento do herpes é o cantinho da boca. Mas dependendo da pessoa ele também pode aparecer no canto do nariz, ou mesmo em outras partes do rosto, como nas bochechas. O vírus é o agente mais comum dessas feridinhas que volta e meia aparecem no mesmo lugar. Outra causa bem menos comum é uma reação alérgica a medicamento, ou seja, algumas pessoas sempre que tomam determinado remédio apresentam essa reação nos lábios.

Como saber se a herpes vai se manifestar?

Os tratamentos que existem para tratar a herpes funcionam melhor bem no comecinho da manifestação da doença (depois que a feridona está aberta, faz muito pouca diferença tratar ou não). Então é importante conhecer os sinais de que o problema está chegando!

Algumas pessoas podemn sentir uma senação de cansaço em geral um dia antes do aparecimento de alterações nos lábios. Tem pessoas sentem uma sensação de dormência ou de formigamento na região dos lábios, já outras sentem apenas um pequeno desconforto. Há ainda que sinta que a pele no local está mais lisa, como se os lábios estivessem mais preenchidos. Tudo isso pode significar que o herpes está a caminho. Fiquem atentos!

Qual é o ciclo da doença?

As feridas de herpes em geral duram entre 10 e 14 dias (tempo suficiente para arrasar a sua aparência em uma festa ou evento importante né?)

  • Primeiro as pele pode ainda está normal, mas pode começar a surgir uma vermelhidão discreta e um pequeno inchaço no local da pele que o vírus gosta de aparecer;
  • Grupos de pequenas vesículas (bolinhas de água) podem aparecer em cima desse local mais vermelho;
  • As vesículas quebram e formam uma ferida úmida que é a fase mais dolorosa da doença (e quando muita gente costuma tratar, mas já não adianta muito).
  • Depois forma-se uma crosta na ferida. Nessa fase é importante manter o local limpo para evitar uma infecção bacteriana secundária, já que a barreira protetora da pele foi afetada.
  • Por fim a área pode ficar ligeiramente vermelha por vários dias (às vezes até semanas) até que a cicatrização se complete.

O que faz a herpes aparecer?

Quem tem herpes está sempre com o vírus no organismo, mas ele fica lá dormindo, esperando uma oportunidade para se manisfestar (tipo um encontro com o namorado novo ou uma festa bacana, sabe como?). Algumas alterações estão sabidamente relacionadas com o aparecimento das feridinhas entre elas estão:

  • Estresse físico ou emocional (portanto tende manter a calma antes de datas importantes!!)
  • Resfriados e outras infecções.
  • Exposição ao sol (mais uma contra ele!)
  • Alterações hormonais (mulher sofre…)
  • Machucados ou lábios muito secos (portanto muito cuidado no inverno quando os lábios podem ficar rachados!)

É contagiosa?

O herpes vírus é um dos mais comuns no mundo. Quase todo mundo já teve contato e algumas pessoas, mais do que outras, acabam desenvolvendo a doença . Assim, tem muita gente que têm o vírus e não manifesta as feridas. Mesmo assim, por ser uma doença contagiosa é importante tomar alguns cuidados, especialmente com crianças pequenas (que tem menos chance de já terem sido expostas ao vírus e que podem desenvolver a doena de forma mais intensa porque ainda tem o sistema imune imaturo). Assim, é recomendável tomar alguns cuidados quando estiver com as feridas aparecendo (que é a fase mais contagiosa da doença):

  • Evite beijar ou fazer sexo oral quando estiver com as feridas,
  • Procure impedir que a criança com herpes fique chupando o dedo,
  • Não compartilhe copos, talheres, toalhas de rosto, ou seja, tudo que possa entrar em contato com a ferida enquanto durar o problema.
  • Lave as mãos com água quente e sabão após tocar a ferida e evite ficar tocando.

Porque tratar?

Tratando ou não o herpes costuma voltar pra sua caminha sozinho, mas é interessante tratar para diminuir o tempo da doença e diminuir a chance de que ela se espalhe para outras partes do corpo.

O tratamento é feito com Aciclovir creme (nome genérico cujo nome comercial de referência é o Zovirax que é um anti-viral que atua contra o herpes vírus). O ideal é tratar assim que as primeiras manifestações ocorram. Não tem problema tratar mais tarde, mas a tendência é que quando as vesículas já estão formadas o tratamento seja menos eficiente.

Como ter certeza que é herpes?

Pode-se observar o vírus diretamente no microscópio ou após uma cultura viral. Outra possibilidade é fazer um exame no sangue para saber se você tem anticorpos contra o herpes vírus (o que denota que você teve contato com o bicho). Mas na verdade poucas vezes esses exames são necessários já que apenas com a história do paciente e o exame da pele já é possível fazer o diagnóstico de herpes.

Agora o mais importante, o que fazer para evitar que a herpes apareça?!

  1. Use protetores labias com FPS especialmente quando for se expor ao sol ou ao vento.
  2. Evite situações estressantes e doenças que possam reduzir a sua imunidade (a vacina contra gripe é uma ótima medida antes de cada inverno).
  3. Descance sempre que possível. Noites varadas costumam acordar o vírus da herpes!
  4. Tome as medidas de higiene adequadas quando estiver com a ferida para evitar que a doença se espalhe.

E quando a mardita já apareceu?

  1. Evite espremer, beliscar ou tentar tirar as vesículas a força, só piora.
  2. Evite comer alimentos muitos ácidos ou muito salgados que pioram a dor no local.
  3. Lave a área com água e sabão neutro delicadamente.
  4. Se dor usar alguma coisa nos lábios (como batom ou protetor labial) quando estiver com as feridas, não use o produto diretamente e sim algo descartável como um cotonete, isso evita que você fique se recontaminando.
  5. Analgésicos comuns como dipirona, paracetamol ou ácido acetil salicílico podem ajudar a diminuir a dor.
  6. Se aparecer uma secreção amarela (tipo pus) perto das feridas, você pode ter adquirido uma infecção por bactérias no local, é hora de procurar um médico!

Mais aqui no Bulle

Só dá pra beijar boca cheirosa!

Uma noite de beleza!

Beija eu! Tudo o que você precisa saber para ter lábios lindos e saudáveis.

Beleza Passo a Passo
Gostou do conteúdo? Assine agora para receber GRÁTIS um programa exclusivo de 5 dias para uma pele mais bonita e saudável + a lista com os 5 produtos de beleza essencias, que eu uso (e que custam menos do que R$ 60,00) !

optin novo

 

Leave a reply

 

Your email address will not be published.