hidratantes

Faz tempo que eu tinha prometido um post sobre hidratantes. Mas sabe como é, a vida por aqui anda corrida e o tempo vai passando e às vezes eu até esqueço as minhas promessas! Mas a gente tarda mas não falha então hoje resolvi escrever sobre esse ingrediente importante na rotina da pele. Afinal todo mundo quer ter uma pele mais macia. Os hidratantes são o meu sonho de consumo em termos de creminhos. Quem está acostumada a passar cremes nada cheirosos e sentir depois a pele arder, repuxar, descamar entende o que eu estou falando. Tem coisa mais gostosa do que um creminho cheiroso que deixa a pele macia? Só sexo e chocolate né? Os hidratantes previnem e tratam o ressecamento da pele. E não é só: eles também protegem a pele sensível, melhoram o tônus e a textura da pele e escondem imperfeições. Na verdade a gente pode encontrar no mercado hidratantes que prometem resolver qualquer problema de pele que você tenha, de descamação a poros abertos, mas será que eles entregam o que prometem? Quais os ingredientes dos hidratantes? Os hidratantes funcionam de duas maneiras: atraindo água para a área superficial da pele ou atuando como barreira impedindo que a água evapore. Os ingredientes em geral são compostos por umectantes e emolientes além de outros ingredientes.

  • Umectantes: ureia, glicerina, alfahidróxi ácidos, entre outros. São as substâncias que absorvem água do ar e seguram a umidade na pele. Por isso, para funcionar esses ingredientes precisam ser aplicados em lugares com maior umidade do ar, caso contrário não tem de onde puxar água, né!. Eles também são úteis para deixar a pele mais macia.
  • Emolientes: lanolina, óleo mineral, petrolatum entre outros. Esses ingredientes preenchem os espaços entre as células da pele, ajudando a repor o óleo e lubrificando a pele. Eles podem ter base oleosa ou aquosa. Os emolientes a base de óleo fixam melhor na pele e duram mais. Já os emolientes a base de água são mais fáceis de aplicar, não deixam muitos resíduos mas saem mais facilmente.
  • Fragrância: é o perfume colocado nos hidratantes para dar aquele cheiro gostoso. Mas cuidado porque são a principal causa de reações alérgicas que ocorrem nesse tipo de cosméticos.
  • Conservantes (assim não dá margem pra dúvida rsrs): qualquer produto que contenha água ou óleo na sua compoisção precisa de conservantes para evitar a contaminação por bactérias. Eles evitam que você ganhe uma infecção ao aplicar um cosmético mas também são responsáveis por algumas reações alérgicas ou irritativas na pele.

Os hidratantes também podem vir com uma série de outros ingredientes como vitaminas, minerais, extratos de plantas, filtro solares ou auto-bronzeadores. Alguns também contém ingredientes que prometem reduzir rugas, estrias, poros, etc, etc, etc. Mas nada disso tem comprovação científica. Lembrem-se que hidratantes são classificados como cosméticos. Cosméticos não podem alterar a estrutura da pele e não penetram a derme (camada mais profunda da pele), caso fizessem isso passariam a ser classificados como medicamentos. Então não pague fortunas nem espere milagres dos hidratantes. Em geral, tirando o cheiro, a textura e a embalagem não existe diferença real entre o mais caro e o mais barato dos hidratantes disponíveis no mercado. Qual o melhor hidratante para você? Pele normal: Os melhores hidratantes são os a base de água, que deixam a pele com uma textura gostosa e são fáceis de aplicar. Esses hidratantes também podem conter óleos leves como cetil alcool ou ingredientes derivados do silicone como a ciclometicona. Lembra do silicone como primer? Minha dica de hidratante para pele normal pele normal   Pele seca: para recuperar a pele escolha um hidrantante mais pesado, com base oleosa que contenha ingredientes como uréia ou propilenoglicol. Para as peles muito ressecadas a base emoliente em óleo é melhor porque ela dura mais e faz uma barreira protetora mais eficiente. Minha dica de hidratante para pele seca: pele seca Pele oleosa: há quem diga que a pele oleosa não precisa de hidratante e eu até concordo. Na minha rotina o hidratante vai para o corpo e no rosto eu acho que só o filtro solar já está mais do que bom. Mas quem está fazendo tratamento com ácidos por exemplo, ou usando isotretinoína oral, pode sentir a pele muito ressecada. Nesse caso pode-se usar um hidratante no rosto durante o dia, procurando produtos que sejam não comedogênicos e que contenham ácido salicilico. Minha dica de hidratante para pele oleosa pele oleosa Pele sensível: As peles sensíveis são mais propensas a vermelhidão, descamação e coceira. Por isso prefira um hidratante livre de fragrâncias e ingredientes irritantes, lembra deles? Minhas dica de hidratantes para pele sensível pele sensivel Pele madura: Conforme o tempo passa, a pele tende a ficar mais seca, já que a sua produção de óleo vai diminuindo. Para manter a pele macia, procure um hidrantante com base oleosa como o petrolatum, adicionado de umectantes como ácido láctico ou alfahidróxi ácidos. Minha dica de hidratante para pele madura: pele madura Como tirar maior proveito do seu hidratantes.

  1. Escolha um produto adequado para seu tipo de pele e suspenda o uso se sentir a pele pior, hidratantes só devem melhorar a pele!
  2. Lembre-se que o preço nada tem a ver com a eficiência do produto.
  3. Aplique o hidratantes logo depois do banho ou depois de lavar o rosto assim você consegue “prender” aquela umidade que fica na pele. Quem aplica mais de um produto além do hidratante pode fazer nessa ordem: limpeza-creme de tratamento-hidratante-filtro solar-maquiagem (ufa!)
  4. Não use cremes pesados na sua pele a não ser que ela seja super seca. Deixe os cremes pesadões para os pés, mãos e cotovelos onde até a mais oleosa das pessoas tende a sentir ressecamento.

Suspenda o creme e procure um médico sempre que apresentar reações na pele importantes após o uso de qualquer cosmético.

Quais são os 5 produtos essenciais para a saúde e beleza da pele?
Increva-se no Bulle de Beauté e receba GRÁTIS a lista dos produtos essenciais (que eu uso!) para cuidar da pele. Detalhe: todos custam menos do que R$ 60,00. Se você não receber o email por favor olhe na sua caixa de spam ou no lixo eletrônico. Muito Obrigada!

optin

 

1 Comment

 

  1. Pingback : Hidratantes previnem as ruguinhas no rosto? | Bulle de Beauté por Dra Renata Velloso

Leave a reply

 

Your email address will not be published.