Skip to content

A mágica da Vitamina C na pele.

A vitamina C quando aplicada na pele é capaz de cicatrizar feridas, aumentar a produção de colágeno (essencial para a sustentação e firmeza da pele), clarear a pele, proteger contra os danos da exposição ao sol e ainda minimizar os efeitos nocivos dos radicais livres. Então acho que vale a pena conhecer mais sobre essa vitamina, não?

Aposte nos superpoderes da vitamina C para ficar mais bonita!

Aposte nos superpoderes da vitamina C para ficar mais bonita!

A história da vitamina C é antiga, existem relatos do escorbuto (doença causada pela deficiência de Vitamina C, que produz entre outros sintomas sangramentos e inchaço e que pode levar à morte) desde os egípcios antigos. Tanto gregos quanto romanos tiveram suas forças militares destruídas pela doença. Mas foi só no século XVIII, na Inglaterra que se associou a doença à falta de consumo de alimentos ricos em vitamina C.

Além de prevenir contra o escorbuto a vitamina C é fundamental para o bom funcionamento das células, especialmente para formação do colágeno. Na pele a vitamina C atua de duas formas principais combatendo os efeitos do envelhecimento: ela estimula a produção de colágeno e aumenta a proliferação dos fibroblastos (que são as células da pele que diminuem a sua reprodução com a idade).

O colágeno é o ingrediente responsável pela capacidade elástica e resistência da pele, ou seja, sem ele a pele fica mais flácida e frágil. A exposição continuada ao sol é um dos fatores que alteram a síntese de colágeno na pele, levando a formação das rugas.

Aí entra outro papel da vitamina C, proteger contra a exposição solar, ou seja, além de consertar os danos causados pelo Sol ela ainda evita que esses danos ocorram. Quer mais?

Pois tem, estudos comprovaram que a vitamina C é ainda mais benéfica quem fuma, uma vez que ela combate (em parte, lógico) os danos causados pelo cigarro. Isso porque ela atua como antioxidante, combatendo os radicais livres que são liberados pelos fumantes.

Da mesma maneira que a fruta, os cremes com vitamina C perdem as suas propriedades em contato com a luz ou o ar.

Da mesma maneira que a fruta, os cremes com vitamina C perdem as suas propriedades em contato com a luz ou o ar.

A vitamina C pode ser tomada via oral ou usada em forma de cremes ou loções. Para combater o envelhecimento da pele a forma tópica tem se mostrado bem mais efetiva. Mas são necessários alguns cuidados. Primeiro é importante consultar um médico para saber qual a concentração de vitamina C é mais adequada para o seu tipo de pele. Segundo a vitamina C é muito instável (todo mundo já ouviu falar que para aproveitar a vitamina da laranja tem que tomar o suco logo depois de abrir a fruta. Isso porque a vitamina C perde as suas propriedades em contato com a luz e com o ar. Então o creme deve ser guardado em frasco fosco e bem fechado, melhor ainda se for na geladeira!

Estudo  completo sobre os benefícios da vitamina C para a pele.

Veja também o que já falamos sobre vitamina A (ácido retinóico) aqui no blog.
Veja onde encontrar fontes naturais de vitamina C e outras vitaminas importantes para a beleza.

Share Our Posts

Share this post through social bookmarks.

  • Delicious
  • Digg
  • Newsvine
  • RSS
  • StumbleUpon
  • Technorati

Comments

Tell us what do you think.

There are no comments on this entry.

Trackbacks

Websites mentioned my entry.

There are no trackbacks on this entry

Add a Comment

Fill in the form and submit.