Skip to content

Qual dos 16 tipos de pele é o seu?

A classificação clássica da pele entre Seca, Oleosa e Mista, criada no século passado por Helena Rubenstein a criadora da indústria cosmética, foi por muito tempo (e ainda é, para a maioria das pessoas) a única forma de classificar os tipo de pele. Existe também a classificação de pele de Fitzpatrick  (que avalia a sensibilidade de cada tipo de pele a exposição solar). Já falamos dela aqui no blog.Porém, após analisar a pele de cerca de 1.400 pacientes a chefe do centro de Dermatologia Cosmética da Universidade de Miami, Dra. Leslie Baumann propôs uma classificação mais detalhada, dividindo a pele em 16 tipos.

Mas por que é importante saber disso, se você não é médica? Porque conhecendo melhor o seu tipo de pele pode lhe ajudar a economizar dinheiro gasto em produtos cosméticos e mais importante ainda, evita que você cause danos a sua pele ao usar esses produtos. É como roupa, se você não conhece bem o seu corpo, o seu estilo, como vai comprar algo que lhe valorize mais?

Saber qual o seu tipo de pele economiza dinheiro e evita desastres!

Saber qual o seu tipo de pele economiza dinheiro e evita desastres!

Por exemplo: que tem um tipo de pele em que entra a palavra sensível não teve usar produto que tenham grande chance de causar irritação como cosméticos a base de DMAE ou Vitamina C. Já quem tem a pele tipo resistente precisa usar produtos em concentrações mais altas (em geral manipulados), já que por sua pele ter uma barreira mais forte é muito difícil absorver os produtos na concentração usual. Viu como é muito importante entender a classificação?

Apesar de parecer difícil por serem 16 subtipos a classificação não é tão complexa assim, já que a classificação é feita dois a dois. Como?

1) Peles Oleosas O ou Pele Seca (Dry) D
2) Peles Sensíveis S ou Pele Resistente R
3) Pele Pigmentada P ou pele Não Pigmentada N
4) Pele propensa a rugas (Wrinkled) W ou pele Firme (Tight) T

Então vamos supor que sua pele seja oleosa, sensível, não pigmentada e firme ela é do tipo OSNT. Viu como não é tão complicado?

Para ajudar a classificação a Dra. Baumann criou um questionário com 64 perguntas, que faz parte do seu livro The Skin Type Solution , best seller nos EUA no ano de 2006. O livro foi adaptado para o Brasil pela Dra. Érica Monteiro, da UNIFESP e chama A Pele Saudável . A Dra. Érica disponibiliza o questionário no seu site. Clica e descubra já qual o seu tipo de pele.

Veja aqui qual o seu risco de desenvolver doenças devido a exposição solar conhecendo seu fototipo de pele.

Matéria da Revista Veja sobre o assunto.

Share Our Posts

Share this post through social bookmarks.

  • Delicious
  • Digg
  • Newsvine
  • RSS
  • StumbleUpon
  • Technorati

Comments

Tell us what do you think.

There are no comments on this entry.

Trackbacks

Websites mentioned my entry.

There are no trackbacks on this entry

Add a Comment

Fill in the form and submit.