bolsas nos olhos

Gente eu tenho recebido muitas perguntas aqui no blog, e realmente é impossível para mim responder tudo. Aí eu tenho que optar, ou respondo ou posto coisas novas, ou não faço nada e vou dormir (ando meio cansada ultimamente rsrsrs)!. Aí quando uma pergunta se torna muito frequente eu acho que vale mais a pena fazer um post do que ficar respondendo individualmente, certo?

E uma das perguntas mais frequentes no blog tem sido variações da seguinte frase: “sou nova ainda, tipo 20-30 anos, mas tenho muitas rugas, ou bolsas ou flacidez ao redor dos olhos e isso faz com que eu pareça mais velha”.

Bom, se tem uma coisa que a maioria (pelo menos as que tem acima de 18 anos e mais de 50 kilos) não quer é parecer mais velha ou mais gorda não é mesmo? Já basta parecer a idade e o peso que a gente tem, mais é sacanagem ;-) Então esse post é para ajudar a melhorar a aparência dos seus olhos com dicas para os principais probleminhas que fazem você parecer ter um RG de 7 dígitos.

Sem falar na cara de cansada. Tudo bem que a maioria hoje trabalha pra caramba, depois ainda sai na balada, sem falar em filhos, marido, etc etc. Enfim,  quer fazer mil coisas ao mesmo tempo e agora. Mas nem por isso a gente quer parecer cansada, né, mesmo que esteja! rsrsrs E os olhos são o maior dedo duro pra entregar que a noitada foi longa (seja trabalhando, embalando criança ou se divertindo).

É claro que existem vários tratamentos estéticos e cirúrgicos como Botox, laser e até cirurgia plástica que rejuvenescem muito a aparência do olhar. Mas na minha opinião não é o caso de usá-los antes dos quarenta anos a não ser que a situação seja mesmo grave ou que a pessoa tenha por algum motivo, tipo profissional, que viver sem nenhuma marquinha. Até porque gente, envelhecer faz parte da vida e precisamos desde cedo ir aceitando esse fato. Mas existe uma série de coisas que você pode fazer, sem entrar na faca ou na agulha para disfarçar as marcas da maturidade que começam a aparecer nos seus olhos.

1. Bolsas embaixo dos olhos: a tendência a formar bolsas embaixo dos olhos é genética. Nenhum creme vai conseguir diminuir ou apagar as bolsas embaixo dos olhos. Mas se as suas bolsas vem e vão, pode significar que você está retendo líquido na região. Jantares mais salgados, acompanhados de bebidas alcóolicas (delícia!) são os maiores culpados pela aparência matinal de cara de buldog. A água não acumula só nos olhos, mas como a pele embaixo deles é mais fina o inchaço ali fica mais aparente. O que fazer? Primeiro reduzir o sal no jantar e se tomar alcool, tomar junto muita água. Parece contraditório tomar água se o corpo está retendo líquido, mas na verdade seu corpo retem se ele acha que está faltando (alcool e sal desidratam) se você tomar água vai dizer ao seu corpo que ele não precisa reter líquido, entende? Se mesmo assim, acordou de manhã com os lhos inhados o melhor a faze são compressas frias na região. Se puder usar chá de camomila ou pepino ajuda, mas quem é que vai querer cortar um pepino de manhã depois de uma noitada forte??? Então o jeito mais fácil é assim: deixe sempre no congelador aquelas máscaras de gel. Aí é só pegar na geladeira e ficar com ela 5 minutos deitada pensando em coisas boas!

2. Olheiras . Assim como as bolsas, a formação de olheiras também tem influência genética. Com a idade a pele vai ficando mais fina e as olheiras vão aumentando. O que costuma causar as olheira é a congestão de vasos que fica mais aparente em volta dos olhos também porque a pele ali é mais fininha. Nesse caso o melho a fazer é rusar cremes para a região dos olhos que mantenha a estrutura da pele e evitem que ela afine. Existe também um outro tipo de olheira que é causado pela hiperpigmentação embaixo dos olhos. Funciona assim: uma pessoa por algum motivo (tipo rinite crônica, ou sensibilidade à  lentes de contato, por exemplo) esfrega muito os olhos. A resposta da pele para isso é produzir mais pigmento. Então se essa pode ser a causa da sua olheira o ideal é resolver a doença de base e evitar que o problema piore. Para tratar as olheiras por hiperpigmentação os cremes despigmentantes como os a base de ácido kójico funcionam bem, já que esse tipo de mancha tende a ser mais fácil de ser tratado do que as causadas por questões hormonais.

3. Linhas e rugas: Os famosos pés de galinha ocorrem quando a pele perde os componentes responsáveis pela sua elasticidade. Até crianças ficam com linhas envolta dos olhos quando sorriem, a diferença é que essas linhas desaparecem quando elas ficam com o rosto parado. Já quem tem mais idade é como um elástico velho, mais frouxo, que não volta totalmente ao normal depois de esticado. Os melhores produtos para estimular a produção de colágeno são os derivados de vitamina A , como o retinol usado em muitos cosméticos, ou nas versões mais fortes (como ácido retinóico ou isotretinoína usados nos medicamentos com prescrição médica). Os anti-oxidantes como a vitamina C também evitam que a pele perca colágeno e atrasa um pouco o relógio do olhar.

4. Flacidez. O maior vilão da flacidez em volta dos olhos (e também do envelhecimento da pele como um todo é o sol). E umas vez que a pele dos olhos fique flácida (também por falta de colágeno e elastina) nenhum creme vai recuperar. Então o melhor tratamento para evitar a flacidez é a exposição ao sol. Existem protetores solares específicos para a área dos olhos. Eles funcionam bem, mas são um pouco caros. A dica que eu costumo dar é aplicar na região aqueles bastões com FPS indicados para os lábios. É uma maneira prática de garantir uma quantidade boa de filtro solar nos olhos sem que eles escorram e fiquem ardendo. Uma vez a flacidez instalada não tem creme que resolva, só cirurgia mesmo. Mas uma boa maquiagem pode ajudar a disfarçar o problema. O truque é definir a pálpebra para levantar o olhar. Para isso aplique uma sombra mais clara, tipo baunilha em toda a pálpebra, até as sombrancelhas, depois aplique uma sombra mais escura, na parte rente ao cilios e arremate com curvex e máscara. Esse tipo de maquiagem disfarça bem a flacidez nas pálpebras de uma forma natural.

Falando em maquiagem, um blush pêssego ou rosado mais um batom cor de boca também ajudam a eliminar a cara de cansada. Portanto, junte todas as suas forças e faça pelo menos o básico de manhã se quiser evitar aqueles comentários simpáticos tipo “nooooossa, o que houve você não dormiu de noite? Está com uma cara péssima”

Arsenal para os olhos:

Máscara em gel para os olhos

Hidra Mag Stick Olhos Vichy Homme: ótimo para bolsas e olheiras causadas por retenção de líquido e congestão dos vasos!

Klassis Theraskin  para as manchas causadas por hiperpigmentação e filtro solar pode até ser usado durante o dia

Reti C olhos Vichy   com retinol e vitamina C atacam as rugas fininhas.

Spectraban Labial FPS 15 stiefel Porque prevenir é sempre mais barato e eficiente do que tratar!

olhosbulle

Mais aqui no Bulle

10 maneiras de prevenir e tratar os pés de galinha

Bulle de Beauté Minissérie: Beleza 192 – Capitulo 4 – Menina não chore assim!

Pela luz dos olhos seus: cremes para a região dos olhos.

Alguma coisa funciona contra olheiras?

Quais são os 5 produtos essenciais para a saúde e beleza da pele?
Increva-se no Bulle de Beauté e receba GRÁTIS a lista dos produtos essenciais (que eu uso!) para cuidar da pele. Detalhe: todos custam menos do que R$ 60,00. Se você não receber o email por favor olhe na sua caixa de spam ou no lixo eletrônico. Muito Obrigada!

optin

 

1 Comment

 

  1. Pingback : Inchaço e bolsa ao redor dos olhos? Como prevenir e tratar. | Bulle de Beauté por Dra Renata Velloso

Leave a reply

 

Your email address will not be published.